Atriz Cris Vianna é alvo de comentários racistas na internet

Atriz é alvo de comentários racistas na internet (Foto: Divulgação / Rede Globo)A atriz Cris Vianna foi alvo de comentários racistas, na internet, na noite de domingo (29). De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, ela já está tomando "todas as providências cabíveis" para que os responsáveis sejam punidos. 

Na sua página pessoal, a atriz escreveu: "Não posso me calar. Usarei minha voz por muitos que sofrem este tipo de ataque racista. Como todos vocês tenho orgulho da minha pele, do meu cabelo, da minha origem e de tudo o que sou". 

No dia 31 de outubro, a atriz Taís Araújo também foi alvo de comentários racistas na internet. Na manhã seguinte a hashtag #SomosTodosTaísAraújo, em defesa da artista, virou trending topic no Twitter. A polícia civil está investigando esse caso também.

Em julho, a jornalista Maria Júlia Coutinho também foi alvo de internautas. Na ocasião, o Ministério Público solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhasse o caso, com rigor, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).
Até o início da tarde desta terça, segundo a polícia, Cris Vianna não tinha feito registro de ocorrência na delegacia.

Crime


O racismo é crime no Brasil e, por lei, quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pode ser condenado a reclusão de um a três anos e além de pagar multa.
Denúncias de racismo podem ser feitas pelo 156, opção 7, ou em telefones específicos definidos em cada localidade.

A presidente Dilma Rousseff anunciou em abril o lançamento de um site chamado “Humaniza Redes”. A ideia, segundo o governo, é que o portal seja um espaço para denúncias de violação de direitos humanos na internet (como racismo, pedofilia, intolerância religiosa, etc) e utilizar a página para a promoção de conteúdos para uso seguro da rede.

Outros caso de racismo com famosos.

A atriz Taís Araújo é alvo de comentários racistas no Facebook no dia 31 de outubro. A foto que passou a receber comentários preconceituosos de diferentes perfis, datada do início de outubro, foi publicada quase um mês antes dos ataques.

Confira o desabafo de Taís Araújo

Atriz é alvo de comentários racistas em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)
"É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar. Na última noite, recebo uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que eu senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça.

Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu! Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do teatro Faap com o “Topo da Montanha”, um texto sobre ninguém  menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor.
Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado.A minha única resposta pra isso é o amor!"

Caso Majú

Maria Júlia Coutinho, a Maju, em participação no programa 'Altas Horas' (Foto: Globo/Reinaldo Marques)
A polícia de São Paulo informou,em Julho, que identificou um adolescente de 15 anos suspeito de ter publicado agressões racistas na internet contra a jornalista Maria Júlia Coutinho.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, o autor dos ataques criminosos mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ele foi ouvido pela polícia e liberado.
O adolescente vai responder por ato infracional e pode sofrer alguma medida socioeducativa. A polícia está tentando identificar outros envolvidos na divulgação de ofensas à jornalista.



Fonte: G1 , pragmatismopolitico.com.br 
Editado por: Ubiracy&Gregory

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discriminação e Preconceito com Deficientes Físicos

Preconceito com Albino

Preconceito Cultural