Discriminação e Preconceito com Deficientes Físicos

Sabemos que os deficientes físicos muitas vezes são vítimas de preconceito e discriminação, mas geralmente não recebem o mesmo tipo de tratamento e tem o direito de ir e vir prejudicados pelas más condições de vias públicas e estabelecimentos privados. Além disso desse tipo de relacionamento abalado por falta de preparo público/social, também há formas de discriminação mais graves, como o crime de ódio. 

O crime de ódio contra deficientes físico é desumano, e de extrema gravidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa claro que todas as pessoas devem: "serem tratadas fraternalmente independente de deficiências". A mesma Declaração também assegura que pessoas deficientes,devem ter todos os tipos de necessidades especiais levadas em consideração, no desenvolvimento econômico e social. No caso específico do Brasil, a Constituição Federal define como meta a busca do bem-estar de todos, sem quaisquer tipo de discriminação. Da mesma maneira, o Código Penal brasileiro determina como passível de punição os atos criminosos e de desrespeito causados por fatores discriminatórios. A deficiência não pode ser em hipótese alguma, motivo para discriminação, ofensa e tratamento degradante.

Como Denunciar

Ao denunciar um crime de ódio causado por preconceito com deficientes, o denunciante (seja ele a vítima ou não) deve exigir a elaboração de um Registro de Ocorrência. em casos de agressão física, para que os possíveis ferimentos possam constituir provas da agressão, é de fundamental importância não lavar-se, e nem trocar de roupas e etc, deve-se deixar o local e os objetos como foram encontrados. Dessa maneira, facilita-se e legitima-se a averiguação das autoridades competentes. toda e qualquer delegacia tem o dever de averiguar um crime desse tipo.

Conclui-se que respeitar alguém deve ser de livre e espontânea vontade, afinal respeito é algo natural que nos acompanha desde o berço e não se baseia em imposições. 


Edição: Ubiracy & Gregory

Comentários

  1. É fácil observar, mau exemplos de preconceitos contra deficientes, esses fatos acontecem muito no transporte público, pois as pessoas sentam no acentos preferências, e não dão lugar pra quem é de direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fato não chega ser preconceito e sim falta de consciência que aqueles acentos são para os portadores de deficiência o preconceito vai além disso quando são agredidos, apelidados entre outros.

      Excluir
  2. O nosso governo deveria aplicar penas mais severas as pessoas que praticam esse ato,talvez assim reduza o índice de discriminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso não seria o bastante, esse assunto dever ser tratado desde cedo nas escolas no ensino básico e ser abordados em nossas mídias publicas. Com isso acredito que poderá surgir um efeito.

      Excluir
  3. Apesar das leis para proteger pessoas com deficiência o ideal seria que a educação de cada indivíduo fosse o suficiente.

    ResponderExcluir
  4. Apesar das leis para proteger pessoas com deficiência o ideal seria que a educação de cada indivíduo fosse o suficiente.

    ResponderExcluir
  5. Enxergar a deficiência física como uma limitação atualmente é uma opção , há registros de pessoas que superam expectativas até maior do que pessoas "normais" e preferencialmente escolhem viver a cada dia uma nova realização mostrando que nem sempre o preconceito vence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Reinaldo superação e a palavra chave todos nós samos capazes independente de deficiência ou não.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Preconceito com Albino

Preocupante a sintuação do Racismo