Intolerância Solidária

É impossível mensurar a dor da perda dos outros, cada um sente a perda de uma forma diferente, só Deus conhece a dor de todos.

Tragédia em Minas e Tragédia na França, e o que vemos é uma briga brasileira nas redes sociais, uma espécie de preconceito contra quem é solidário com os franceses, julgando-os como antipatriotas, tratando-os como escória, os piores entre todos os brasileiros, puxa-saco de estrangeiro!

É dificil tentar entender o que leva essas pessoas a querer mensurar as duas tragédias, criticar os brasileiros que foram solidários aos franceses e cobrar o povo Francês a "não" reciprocidade solidária, sendo que, não foram apenas os brasileiros a demonstrar solidariedade, mas sim todas as nações do mundo, não só demonstrando solidariedade, luto, e apoio ao povo Francês, mas o repúdio ao terrorismo.
Não que a tragédia na França tenha sido maior que a tragédia em Mariana_MG, mas devemos enfatizar que são tragédias distintas, uma como pano de fundo o terrorismo covarde do ISIS e a outra negligência, a cobiça, e a explicita incapacidade de nossos governantes em fiscalizar afim de evitar tragédias, ou seja, impossível a comparação entre tragédias tão distintas.  

O que foi totalmente ignorado por estas pessoas foi a solidariedade. A cobrança da "supremacia" brasileira sobre todos os povos, religiões e raças, colocaram a tragédia aqui no Brasil como o mais "importante" acontecimento e único digno da atenção do mundo. Como se nosso país fosse o centro do universo e a nossa dor maior e mais importante que a de qualquer outra nação. É lamentável tanto roncor, tanto ódio, por conta de um gesto tão nobre, algo que não exigiu esforço algum por parte de nós brasileiros, que somos considerados um povo alegre e solidário.

Devemos entender que não é pelo fato de não conhecermos ninguém na frança ou em Mariana, que estaremos PROIBIDOS de demonstrar luto e/ou demonstrar nossa SOLIDARIEDADE, que só podemos e devemos ser solidário com o povo brasileiro e que devemos ignorar a dor dos outros povos do mundo. O certo é que não devemos cobrar, ou impor que alguém no Japão, China, EUA, França, Itália, Nigéria, ou qualquer outro país no mundo seja SOLIDÁRIO a nossa dor.

 Para sentir a dor que estas famílias estão sentindo, não precisa ter pátria, raça, cor ou religião basta ter um coração, basta ser humano, basta ter sensibilidade.
Tragédias diferentes, dores iguais para sobreviventes, amigos e familiares! 

Aprendi a deixar a minha dor de lado e dar o melhor de mim quando um amigo(a) precisa, tanto Franceses quanto Marianenses precisam de nossa SOLIDARIEDADE agora, não de nosso EGOCENTRISMO, BRIGAS SEM SENTIDO EM REDES SOCIAIS ou FOMENTAÇÃO DO ÓDIO SOLIDÁRIO! 

Meu LUTO não tem pátria, cor ou estado! 
Meu luto são pelas vidas tiradas, pessoas afetadas, e a Biodiversidade perdida! 


Texto: Gregory Cesar & Ubiracy Santos

Comentários

  1. Falou tudo, não devemos ser preconceituosos, de achar que um povo é melhor que outro, muito pelo contrário, devemos ser solidários a todos independentemente de raça, religião, orientação sexual ou qualquer segmentação existente, pois isso só nos separa, devemos nos unir por sermos seres humanos e não por qualquer outro motivo... muito bom artigo...

    ResponderExcluir
  2. Em um momento triste em que não só o Brasil como a Europa vivem, não pode existir preconceito e sim união de todos, para ajudar. Nessas horas a cor da pele, religião, e etc...não importa! E sim ajudar e contribuir é mais importante.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe por não concordar, entendo que devemos ser solidários e ter empatia, mas quando não tratamos dos nossos, não cuidamos de quem está mais próximos. Ainda não amadurecemos, afirmo isto pois apenas começamos esta discussão entre França e Mariana somente após a tragédia da França, até então ninguém procurou divulgar qualquer informação sobre Tragédias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo de quando você fala que "afirmo isto pois apenas começamos esta discussão entre França e Mariana somente após a tragédia da França, até então ninguém procurou divulgar qualquer informação sobre Tragédias." Até porque a notícia da trágédia de Mariana foi destaque nós principais jornais mundiais, Segue a reportagem

      http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/imprensa-internacional-repercute-tragedia-em-mariana/4591766/

      Excluir
  4. Concordo com o Douglas e temos que olhar mais para os nossos problemas e tentar resolvê-los. É claro que é muito importante estarmos atentos aos problemas ocorridos na França, porém uma grande tragédia ocorreu em nosso país, e grande parte dos brasileiros aparentemente não estão atentos a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo até certo ponto pois a questão levantada aqui e o Preconceito Solidário. Caso você não queira compartilhar a solidariedade tudo bem e um direito de cada um porém o fato aqui e o Preconceito de quem prática a solidariedade pois estão sendo ofendidos em redes sociais como Puxa sacos de estrangeiros e outros termos vulgares nós quais o agressor das palavras pode até levar um processo. Repito entendo o pensamento de cada até porque cada um e livre para concorda e descordar com a opiniões.Só não acho certo as ofensas de quem pratica ou não pratica a solidariedade.

      Excluir
  5. A nossa população deveria olhar os problemas que ocorrem próximos a nós e deixar os outros países resolverem os seus,é claro que houve uma solidariedade do Brasil pela França devido ao ataque terrorista, mas se houver um ataque ao Brasil será que outras nações terão a mesma atitude que a nossa ?

    ResponderExcluir
  6. Cada um que sabe a dor que carrega no peito, ente querido ou não, o fato é que era ente querido de alguém, uns reclamam e outros nem se importam, o amor ao próximo passa a ser considerado um absurdo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discriminação e Preconceito com Deficientes Físicos

Preconceito com Albino

Preconceito Cultural