Preocupante a sintuação do Racismo

Assitam 1º o video 


A situação de racismo Mundial é preocupante, com destaque para a presença da discriminação em comportamentos cotidianos.

No Brasil houve avanços para tentarmos mudar este quadro no inicio da formação em nossa crianças, como por exemplo: a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da cultura e da história africanas na rede pública de ensino.

A UNESCO apoia a iniciativa por meio de tradução do idioma africano para o português, possibilitando a confecção de material pedagógico, além da capacitação de professores e do desenvolvimento de metodologias " que permitam ao Brasil conhecer suas raízes africanas".

Isso é válido também para as culturas indígenas, que são parte da matriz brasileira. No meu entender o conhecimento mínimo da formação da identidade brasileira é talvez uma chave para melhorar a discriminação racial, ou seja, temos que preparar bem nossa base, isto é: preparar desde cedo nossas crianças.

Marie Pierre Pourier, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, lembra que o Brasil é uma nação que busca ser "de todos", mas que a análise de indicadores sociais mostra uma situação de desigualdade. 

A mortalidade infantil em crianças brancas, segundo ela, é consideravelmente menor do que a registrada em crianças negras. Também no acesso á educação, Marie Peirre destaca que o acesso de crianças e adolescentes á escola - apesar de ter alcançado 98% da população - aponta que dos 660 mil alunos fora da escola,450 mil são afrodescendentes.

Concluímos que em qualquer segmento da sociedade, o racismo é repugnante. O ato do racismo atinge pessoas da mesma raça (humana) com apenas uma diferença sutil, a cor da pele. Diferença que deveria servir para demostrar a riqueza da mistura de raças, no entanto, o fato de ser negro, acaba causando certo desconforto e até mesmo discriminação, á qual vem aumentando cada dia mais, mesmo com todas as campanhas governamentais, de ONGs inúmeros protestos em várias partes do mundo, abordagem direta sobre o tema nos mais diversos canais de comunicação.

Texto: Paula Laboissiére 
Revisão: Ubiracy Santos e Grégory Cesar



Comentários

  1. Infelizmente o racismo ainda existe em todos os lugares do mundo, quem sabe com a educação melhor isso mude algum dia aqui no brasil...

    ResponderExcluir
  2. Convivemos com o racismo diariamente, e um dos principais motivos é a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  3. Isso é falta de amor ao próximo, espero que isso um dia mude!!!!

    ResponderExcluir
  4. O racismo é intolerável em qualquer meio social , e ensinar uma criança a criar tal sentimento é de uma covardia incalculável , com isso a chance delas desenvolverem a discriminação aumenta e atos desse crime também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O video não estár ensinando a criança cometer o racismo e sim foi um experimento feito. Somente foram feitas as perguntas e as crianças respondiam.

      Excluir
  5. O experimento traz reflexões que devem ser observadas, estudadas para que se corrija o problema da desigualdade racial desde a infância.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discriminação e Preconceito com Deficientes Físicos

Preconceito com Albino

Preconceito Cultural